sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Filé ao molho de queijo





Olá,
pra quem gosta de de filé ao molho de queijo, pode fazer esse que vai ficar delicioso e você não vai se arrepender. Melhor ainda se você tiver catupiry em casa e colocar por cima do molho no momento de levar ao forno para gratinar.

Semana que vem tem mais receitas de filé com molhos, inclusive uma postagem especial com a receita da Chef Renata Vanzetto.

  • Ingredientes para refogar o filé:
- 4 fatias de filé mignon (com 2 dedos de espessura) (eu só usei 2 fatias de filé, porém a quantidade do molho dá pra ser usado com 4 fatias)
- 1/4 de cebola cortada em rodelas
- 2 dentes de alho triturado
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/2 colher de chá de manteiga
- sal a gosto
- 1 pitada de fermento químico em pó

  • Ingredientes para o molho:
- 1 copo americano de leite
- 1 gema
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1 caixinha de creme de leite
- 250g de queijo prato (usei o queijo que tinha na geladeira e que é de fácil derretimento) (150g cortado em pedaços + 100g ralado para gratinar)
- 1 colher de chá de manteiga
- 3 colheres de sopa de requeijão cremoso
- sal e pimenta do reino branca a gosto

  • Modo de preparo do refogado:
- Primeiro passo:
Limpe o filé e passe um pouco de sal dos dois lados do filé com uma pitada de fermento em pó (a ação do fermento é só para dar uma amaciada na carne).

- Segundo passo:
Pegue uma frigideira grande e coloque o azeite, a manteiga, a cebola e o alho, deixe refogar em fogo médio-alto por cerca de 3-4 minutos (fique de olho para não queimar). Em seguida, acrescente os pedaços de filé e vá virando-os para fritar por completo até o ponto que você desejar. Reserve apenas o filé.

  • Modo de preparo do molho:
- Primeiro passo:
Pegue um liquidificador, coloque o leite, a gema, a farinha de trigo, e bata tudo. Depois, despeje em uma panela média e leve ao fogo médio para engrossar. Quando começar a engrossar, adicione o creme de leite, o queijo, o requeijão e a manteiga, continue mexendo até derreter o queijo por completo e ficar um molho espesso. Prove e coloque o sal e a pimento do reino branca a gosto (não exagere no tempero, pois o molho vai junto com o filé para gratinar no forno e os sabores, ainda, vão se misturar).

- Segundo passo:
Pegue um refratário médio de vidro e coloque os pedaços de filé juntamente com o molho. Na sequência, coloque o queijo ralado por cima e leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 45-50minutos. Retire, sirva em seguida.
Eu servi com macarrão simples e sem tempero, haja vista ter aproveitado o molho de queijo para colocar por cima do macarrão.

Abraço para todos!
PAZ e BEM!

10 comentários:

  1. Ricardo, que receita gorda e deliciosa! Ver isso na hora do almoço é uma maldade muito grande. Show o acompanhamento que você escolheu, o macarrão deve cair muito bem! Essa tá anotada :-) Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nessas horas só me vem uma frase na boca: "Meu Deus!".
    =)
    Delícia isso!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. querido conterrâneo, Sou também de João Pessoa,adorei ti encontrar e muito mais seu blog, que maravilha essa, estou babando literalmente.

    ResponderExcluir
  4. Teresa, é sempre bom encontrar nesse mundo de blogs, pessoas da nossa terrinha... Seja sempre bem vinda e obrigado pelo elogio no prato!!

    PS.: Também adorei seu blog e já estou por lá!

    bjos.

    ResponderExcluir
  5. Adri e Fla, adoro a visita de vocês que são sempre bem vindas!

    E a comida ficou tão que depois dessa postagem já tive que fazer pra 12 pessoas no dia do UFC Rio... hehehe.

    bjos.

    ResponderExcluir
  6. Ricardo!
    Acabei de ver sua apresentação lá no grupo do FB e vim correndo conhecer seu espaço!
    Preciso dizer que fiquei encantada com tantas coisas maravilhosas. Parabéns pelo capricho. Passarei diariamente por aqui, pode ter certeza.
    Abração!

    www.temdelicianacozinha.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adoooro carne com molho de queijo! O seu está muito apetitoso. Comeria um pedaço agora, depois do jantar...
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Estive ausente dos comentários, mas estou de volta, viu? Adoro carnes bem elaboradas com molhos. E queijo é uma paixão! Aprovado!

    P.S: Hoje a tarde vou postar a estréia do blog na TV, viu? E ontem fomos gravar com um sushiman! Vc preciiiiiisa trabalhar com isso também. É maravilhoso!

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu blog, e essa receita mesmo eu pretendo fazer logo, parece deliciosa mesmo!

    Beijos

    Pati Beatriz
    Confraria dos Chefs

    ResponderExcluir
  10. Oii Ricardo !! Que delicia este filé hein!! HUmmm de salivar até... fotos indecentes !hahaha :) Beijos e ótimo fim de semana !Tereza

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...